Tradução Inglês

Home>>Novidades>>O NEST Participa de Rede Ibero-Americana sobre Biomassa Açucareira

 

O NEST PARTICIPA DE REDE IBERO-AMERICANA SOBRE BIOMASSA AÇUCAREIRA

 

Canavial

 

Recentemente foram aprovados os recursos para o financiamento da rede “Utilização da Biomassa Açucareira como Fonte de Alimento, Energia, Derivados e a sua Relação com a Preservação do Ambiente” dentro do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento – CYTED. Este programa foi criado em 1983 na base de um acordo marco interinstitucional assinado por 19 países da América Latina, Espanha e Portugal. O Programa CYTED define-se como um programa internacional de cooperação científica e tecnológica multilateral com caráter horizontal e de âmbito Ibero-americano.

A rede que recentemente começou a funcionar está integrada ao subprograma IV - A Biomassa como Fonte de Produtos Químicos e Energia. Em 2002, em Buenos Aires, foi realizada a reunião de constituição da rede, após várias semanas de discussão por Internet acerca dos possíveis participantes, objetivos e atividades a serem desenvolvidas. O coordenador da rede é o Dr. Antonio Valdes Delgado, da Agência de Ciência e Tecnologia da República de Cuba. Formam parte da rede representantes de centros de Pesquisas, Universidades e empresas da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai.

O NEST, através do seu coordenador Prof. Electo Silva Lora, representa as instituições brasileiras na rede. Já foram contatados o Centro de Tecnologia de COPERSUCAR e o CENBIO a fim de explicar os objetivos e atividades da mesma.

Indústria Açucareira

Dentre as principais atividades a serem desenvolvidas no marco da rede tem-se:

• Cursos: Energia na Indústria Açucareira (Brasil em 2004), Meio Ambiente (Colômbia em 2005), Derivados e Diversificação (Cuba em 2006), Tecnologia da Produção de Açúcar (México em 2007);

• Intercambio de pesquisadores entre os grupos participantes;

• Publicação de livros sobre os assuntos tratados nos cursos;

• Criação de um diretório sobre os centros de pesquisas e universidades que desenvolvem trabalhos na temática da rede.

O curso sobre Energia na Indústria Açucareira será organizado pelo NEST e realizado nas instalações da UNIFEI nos dias 21-30 de julho de 2004. O programa do mesmo inclui uma visita técnica a uma usina de açúcar de destaque na geração de eletricidade. Neste mesmo período será realizada a reunião de coordenação da rede.