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LABORATÓRIO DE SISTEMAS AVANÇADOS DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

 

O laboratório conta com dois motores stirling Solo 161 de fabricação alemã. O primeiro (Figura 01) pode operar com gás natural e GLP e pode ser utilizado para realizar testes de desempenho, calcular os principais parâmetros de operação como eficiência elétrica e de cogeração, consumo de combustível, consumo de água de esfriamento, operação em cargas variáveis etc.

O outro motor Solo 161 (Figura 03) foi adaptado para operar acoplado a um gaseificador de biomassa e opera a partir da combustão dos gases obtidos da gaseificação. Esta instalação é pioneira no Brasil e uma das primeiras no mundo. A partir dos testes deste sistema pretende-se propor uma planta piloto a qual poderia operar numa comunidade isolada da região norte do Brasil. Esta é uma das tecnologias com maior potencial para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e contribuir no desenvolvimento sustentável das comunidades soladas do país.

Também no laboratório de sistemas avançados conta-se com uma célula a combustível de oxido sólido (Figura 08) a qual opera com gás natural e pode ser adaptada para operar com outros combustíveis. Esta instalação é a primeira de seu tipo em América Latina colocando os estudantes da UNIFEI numa posição privilegiada em relação a outros centros de ensino.

 

Motor Stirling SOLO
Motor Stirling SOLO

Figura 01 - Motor Stirling SOLO

 

Figura 02 - Esquema do motor Stirling acoplado a um gaseificador

Figura 02 - Esquema do motor Stirling acoplado a um gaseificador

 

Figura 03 - Motor Stirling Viebach a biomassa

Figura 03 - Motor Stirling Viebach a biomassa

 

Fornalha do sistema motor Stirling a biomassa e caldeira Fornalha do sistema motor Stirling a biomassa e caldeira

Figura 04 - Fornalha do sistema motor Stirling a biomassa e caldeira

 

Figura 05 - Esquema do motor Stirling acoplado a uma caldeira

Figura 05 - Esquema do motor Stirling acoplado a uma caldeira

 

Figura 06 - Painel de sincronismo ligado por um motor de combustão interna ligado a um gaseificador

Figura 06 - Painel de sincronismo ligado por um motor de combustão interna ligado a um gaseificador

 

Figura 07 - Esquema do motor de combustão interna, gaseificador e painel de sincronismo

Figura 07 - Esquema do motor de combustão interna, gaseificador e painel de sincronismo

 

Figura 08 - Célula a combustível SOFC de 5 kWe

Figura 08 - Célula a combustível SOFC de 5 kWe