Tradução Inglês

Home>>Apresentação

 

APRESENTAÇÃO

 

O NEST foi criado em 7 de março de 1998, e pertence ao Instituto de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. É um dos grupos de excelência apoiados pela Companhia Energética do Estado de Minas Gerais - CEMIG. Atualmente o NEST é composto de mais de 35 pesquisadores, dos quais 5 são Doutores, 13 Mestres e 5 Professores.


As principais linhas de pesquisa do grupo são: Geração Termelétrica e Cogeração, Turbinas a Gás e a Vapor, Tecnologias para a geração distribuída (motores de combustão interna, microturbinas, motores Stirling e células a combustível), Uso energético da biomassa (combustão, gaseificação e cogeração), Bio-metanização de resíduos (vinhaça e lixo), Refrigeração e Ar Condicionado, Modelagem e diagnóstico de processos térmicos, Análise do ciclo de vida dos biocombustíveis e resíduos da sua produção e aspectos ambientais do uso da energia. Nos últimos dois anos o NEST começou a trabalhar nos temas “Solar térmica e fotovoltaica”, “Sistemas híbridos”, “Refrigeração solar” e “Geotérmica”.


O NEST possui 6 laboratórios: Turbinas a Gás e Gaseificação de Biomassa, Sistemas Térmicos a Vapor e Diesel, Sistemas Avançados de Geração Distribuída, Refrigeração e Ar Condicionado, Simulação de Processos e Sistemas Térmicos e Laboratório de Treinamento de Operadores de Centrais Termelétricas em Simuladores. Nos próximos meses deve ser criado o Laboratório de Energia Solar Térmica e Fotovoltaica. 


Estão em processo de construção novas instalações compostas por um galpão e prédio de 4 andares com uma área total de 1887 m2. A nova sede do NEST/IEM/UNIFEI tem o financiamento de projetos de infra-estrutura da PETROBRÁS.
Em 15 anos de existência do NEST os professores integrantes do grupo orientaram 48 dissertações de mestrado, 11 teses de doutorado e 3 teses de pós-doutorado. Atualmente estão em andamento 16 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado. Neste período foram publicados 67 artigos em revistas internacionais e 12 livros. Com relação a projetos de P&D, já foram concluídos 17 e atualmente tem 7 em andamento, sendo os principais parceiros: CEMIG, FINEP, CNPq, CENPES, Bandeirante, Tractebel Energia, Petrobrás, CPFL, AES, Arcelor Mittal, Royal Society, CAPES e FAPEMIG.


Uma das atividades mais importantes do NEST são os cursos de extensão em suas temáticas de atuação. Até o momento foram ministrados mais de 120 cursos para um total de mais de 1800 alunos. Além disso, o NEST tem colaboração de várias universidades estrangeiras, tais como: a Washington State University (Estados Unidos), a Northumbria University (Reino Unido), a Delft University (Holanda), a Universidade Nacional Politécnica de Odessa (Ucrânia), a Universidade de Oriente (Cuba), a Universidade do Porto (Portugal), a Universidade de Metz (França) e várias universidades da Colômbia, dentre elas a Universidade dos Andes, Universidade de Antioquia, Universidade Industrial de Santander, Universidade Autônoma de Ocidente, Universidade Autônoma do Caribe e Universidade Autônoma de Bucaramanga. Os contatos e convênios existentes visam o intercâmbio de alunos e professores e a realização de projetos conjuntos.