Pesquisadores

Professores

...
Coordenador: Prof. Dr. Electo Eduardo Silva Lora

Pesquisador 1B do CNPq. Possui graduação em Centrais Termelétricas pela Universidade Politécnica de Odessa (1981), na Ucrânia, mestrado em Usinas Termoelétricas - Universidade Politécnica de Odessa (1981) e doutorado em Projeto de Geradores de Vapor e Reatores pela Universidade Politécnica de São Petersburgo (1988), na Russia. Em 2014 fez um estágio de Professor Visitante na Washington State University com uma bolsa Fulbright /CAPES Visiting Scholar. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Itajubá e Coordenador do Nucleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuida - NEST. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Geração termelétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: conversão termoquímica da biomassa, cogeração, energia solar térmica, centrais termelétricas, geração termelétrica e análise do ciclo de vida - ACV. Tem 130 artigos em revistas, 15 livros e orientado 27 teses de doutorado e 66 de mestrado.

...
Vice Coordenador: Prof. Dr. Osvaldo José Venturini

Professor Associado IV da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (FAPEPE). Pesquisador Mineiro pela FAPEMIG (2012-2014). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de - EFEI (1993) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2001). É membro do Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (NEST), onde coordena e participa de diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Conversão de Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: geração termelétrica (análise, projeto e operação), energias renováveis (heliotérmica, biomassa, biocombustíveis), cogeração, microturbinas a gás, refrigeração industrial e ar condicionado, ventilação industrial e outros. Possui diversas publicações em anais de congressos, periódicos internacionais e é autor de 03 livros, além de capítulos em outros livros na sua área de atuação.

...
Prof. Dr. Diego Mauricio Yepes Maya

Possui graduação como engenheiro Industrial pela Universidad Católica de Oriente. Colômbia (1998), equivalente a Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, (2016). Mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade Nacional de Minas da Universidade Nacional da Colômbia (2012), equivalente a Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro (2016). Doutor em Engenharia Mecânica na área de concentração em térmica, fluidos e máquinas de fluxo pela Universidade Federal de Itajubá (2016). Em 2020 estagiou como professor visitante no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em Portugal. Atualmente é Professor Adjunto da clase C1 da Universidade Federal de Itajubá e pesquisador do Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída - NEST e colaborador do grupo de Tecnologias Integradas e Engenharia Sustentavel - TIES. Tem experiência na área de conversão termoquímica de biomassa, simulação de processos termoquímicos, processos e projetos de reatores de pequeno porte e em escala laboratorial.

...
Prof. Dr. José Carlos Escobar Palácio

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidad Del Atlántico (2003), Mestrado em Eficiência Energética pela Universidad de Cienfuegos (2004) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá.

...
Prof. Dr. Juan Jose Garcia Pabón

Professor do Instituto de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Itajubá desde 2018/2. Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), na área de concentração de energia e sustentabilidade. Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), graduação em Engenharia Eletromecânica pela Universidade Francisco de Paula Santander (2012). Com experiência na área de calor e fluidos, sistemas de refrigeração e aquecimento, escoamento bifásico de fluidos refrigerantes, sistemas híbridos de energias renováveis e inteligência artificial.

...
Prof. Dr. Rubenildo Vieira Andrade

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1996) e mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1999 e 2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aproveitamento da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: Combustão, gaseificação de biomassa, geração termelétrica, geradores de vapor, geração distribuída e fenômenos de transporte.

...
Prof. Dr. Vladimir Melian Cobas

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Superior Politécnico Julio Antonio Mella (Cuba, 1991), mestrado em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (2000) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2006). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Engenharia mecânica, com ênfase em Geração da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias avançadas de geração distribuída, células a combustível, motores Stirling, biomassa, eficiência energética e geração termelétrica.

...
Profa. Dra. Thaís Susane Milessi Esteves

Possui graduação em Engenharia Bioquímica pela USP-Lorena (2010), Mestrado em Biotecnologia Industrial pela Escola de Engenharia de Lorena USP (2012) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2017), com período sanduíche na KU Leuven (Bélgica). Atualmente é professora na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos temas: bioetanol, no qual possui duas patentes depositadas, aproveitamento biotecnológico de agro-resíduos, imobilização celular e enzimática, tecnologia enzimática e fermentação com microrganismos selvagens e recombinantes.

Doutorandos

...
Alex Anderson Calbino da Silva

Email:
eng.alexanderson@unifei.edu.br

...
Alisson Aparecido Vitoriano Julio

Email:
alissonjulio@unifei.edu.br

...
André Leandro de Souza

Email:
als_shark@unifei.edu.br

...
Diego Carneiro de Oliveira

Email:
diego.oliveira@unifei.edu.br

...
Leticia de Oliveira Silva Della Colleta

Email:
leticia.oliveira@unifei.edu.br

...
Lidiane La Picirelli de Souza

Email:
lidiane_ehd@unifei.edu.br

...
Mayara Santos Teixeira

Email:
mayara_s.t@unifei.edu.br

Mestrandos

...
Aleksandro Roger Canuto Correira

Email:
aleksandro@unifei.edu.br

...
Andre Luiz de Souza Andrade

Email:

...
Danilo da Costa

Email:
danilo.costa@unifei.edu.br

...
Fernando Léo Bueno de Oliveira e Silva

Email:
fernando.leo17@unifei.edu.br

...
Gabriel Baioni e Silva

Email:
d2020102950@unifei.edu.br

...
Guilherme Mandelo Oliveira

Email:
guilherme.mandelo@unifei.edu.br

...
Gustavo Chaib de Sousa Bernardes

Email:
chaibguga@unifei.edu.br

...
Laís Gomes Barreto Abreu

Email:
d2020102861@unifei.edu.br

...
Lamba Gomes

Email:
lamba.gomes@unifei.edu.br

...
Laura Vieira Maia de Sousa

Email:
d2021102919@unifei.edu.br

...
Lilian Carla Ferreira Freitas

Email:
d2018101740@unifei.edu.br

...
Luíz Alfonso Zuluaga Rodriguez

Email:
luis_zuluaga@unifei.edu.br

...
Paulo Henrique Melo Santos

Email:
paulohsantos@unifei.edu.br

...
Pedro Henrique Maranhão da Silva Pereira

Email:
pedromaranhao@unifei.edu.br

...
Sarah Alves e Silva

Email:
d2019102009@unifei.edu.br

...
Talita Veloso Alves

Email:
talita.veloso21@unifei.edu.br

...
Tomás Andradade da Cunha Dias

Email:
tomasacdiass@unifei.edu.br

Translate »